Cabelo
Estrutura do fio de cabelo
31 de janeiro de 2018
0

Entenda como é a estrutura do fio de cabelo, aprenda a cuidar melhor dos fios para assim mantê-los mais saudáveis.

As vezes quando se fala em beleza, uma das partes que requer mais atenção são os nossos cabelos, gastamos tanto, ficamos horas cuidado e hidratando, sem ao menos conhecermos os nossos fios.

Nest Post, vamos entender melhor como é a estrutura do fio de cabelo, até mesmo para facilitar na hora de cuidar.

O cabelo é cada um dos pelos que crescem na parte superior da cabeça , temos em média 150.000 fios de cabelo e crescem em média 1cm por mês. O cabelo não é apenas para nos deixar mais belas, mas também é um isolante térmico protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica. Também para nós avisar, quando o nosso corpo não está bem.

Podemos dividir o cabelo em três partes: Cutícula, córtex e medula.

Cutícula é a camada externa do fio do cabelo, são parcialmente sobrepostas sobre si, podendo formar de cinco a dez camadas é responsável em proteger o córtex. Quando as cutículas estão desalinhadas e abertas, o cabelo tende a ficar áspero e sem brilho.

O córtex é a região intermediária onde transformamos de todas as formas a estrutura do cabelo, nesta região estão as ligações químicas.

Ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.

Ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.

Ligação de enxofre (também conhecido como Ponte de Dissulfeto): só é rompida através de ação química (como amônia, por ex.) e sua transformação é permanente naquele fio ou física (aquecimento) sua transformação é temporária.

Representa o coração do fio capilar. O grau de resistência, elasticidade e a cor do pelo dependem de sua estrutura. O diâmetro do córtex é determinado em função do número de células presentes no bulbo que podem se multiplicar. A fibra do pelo possui de 2 a 3 tipos de células do córtex.

Esses tipos de células são:

ORTHO CÓRTEX: tem baixa quantidade da substância enxofre (menos que 3%).

PARA CÓRTEX: tem uma alta quantidade da substância enxofre (cerca de 5%).

MESO CÓRTEX: possui grande quantidade do aminoácido cistina.

E no córtex que identificamos algumas propriedades mecânicas do cabelo, que são solidez, elasticidade e permeabilidade.

Medula é a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possui medula, não modificado em nada sua estrutura. O canal da medula pode está vazio ou preenchido com queratina espanjosa. Não se sabe qual a função desta região.

Deixe uma resposta